Decepção do Marketing Multinível
Vou contar um caso de decepção, mas não de quem caiu no golpe, para de quem lhe foi prometido uma grande oportunidade, e após um minuto de conversa, a esperança
Estávamos vivendo a Crise da Dilma, anos realmente muito difíceis, nossa loja de materiais de construção com vendas pífias. Eu, começando a namorar e pensando no futuro: financiar apartamento, trocar um gol com muitos anos de uso e com sede para sair da corrida de ratos, (tinha acabado de ler Pai Rico, Pai Pobre).
Nossa família foi convidada por um grande amigo, de extrema confiança, para uma reunião ao qual receberíamos uma proposta de negócio para mudar de vida.
A expectativa pela reunião foi enorme, daquelas de que quando colocamos a cabeça no travesseiro e não conseguimos parar de pensar. “Qual seria a proposta? Seria com construtora? Seria um loteamento? Construir casas para vender? Teríamos recursos para fazer parte da sociedade?” Tempo não era problema, pois nosso negócio estava mais parado que o jogador Fred na copa de 2014.
No dia marcado, tive um compromisso de estudos e não pude ir. Foram os meus pais. Quando nos encontramos, ainda naquela noite, nos sentamos, quase sem respirar para ouvir a proposta que mudaria nossas vidas.
E em poucas palavras, já senti um balde de água nos meus sonhos. Não vou falar qual era a empresa, mas elas são todas iguais: cosméticos ou suplementos alimentares e emagrecedores. Os produtos são secundários, o que importa são as reuniões e colocar mais pessoas para investir, a típica pirâmide.
Me lembrei deste corrido após ler uma matéria sobre uma de tantas pirâmides como essa que desapareceram.
O amigo que nos convidou continua nosso amigo, mas não para as pessoas que entraram no esquema e perderam dinheiro. Além perder dinheiro que investiu, ele perdeu algo que é muito mais importante: A reputação.




